História

• A origem do Município de Dumont se deu na Fazenda Dumont, nome em homenagem ao proprietário Henrique Santos Dumont, pai de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”. O engenheiro HENRIQUE DUMONT adquiriu, em 1.879, a Fazenda Arindeúva na zona de Ribeirão Preto, pois ficou fascinado com o que diziam da “terra roxa” e da plantação de café, a qual deu o nome de Companhia Agrícola Fazenda Dumont. Em 10 (dez) anos de trabalho a Fazenda Dumont, tornou-se uma grande propriedade agrícola, chegando a ser a maior propriedade agrícola do Brasil, com cinco milhões de pés de café. Henrique Dumont tornou-se, na época “O Rei do café”. Henrique Dumont foi ampliando cada vez mais a Fazenda Dumont, onde construiu uma ferrovia particular, esta percorria os cafezais e levava o produto para a Estação da Mogiana em Ribeirão Preto. Henrique Dumont ao percorrer suas terras foi vítima de um acidente que o deixou hemiplégico, paralisia de um dos lados do corpo. Não podendo dirigir a fazenda pessoalmente, vendeu-a em 1.891 para a Companhia Melhoramentos do Brasil. Em 1.894, Luiz Rodolfo da Rocha Miranda, representante da Companhia, transferiu a Fazenda a um grupo de capitalistas ingleses, que construíram a “Dumont Coffe Company”. Para trabalhar na Fazenda Dumont, vieram os imigrantes italianos, espanhóis, alemães e outros, mas sempre em maior quantidade os imigrantes italianos. Também marcou na história de Dumont um escravo chamado “Manuel de Deus”, que trabalhou na Fazenda e hoje tem seu nome lembrado no município com nome de rua. No decorrer dos anos os ingleses continuaram ampliando cada vez mais a Fazenda Dumont, construindo armazém, farmácia, oficina, secadores de café, enfim tudo para seu desenvolvimento. Mas com o passar dos anos a cultura cafeeira entrou em crise, mais ou menos de 1.940 a 1.942, então, os ingleses venderam esses pedaços de terras para as famílias que aqui moravam, com isso, muitas famílias continuaram aqui e continuaram dando sequência à história de Dumont.
    Formação Político Administrativa
    A vida política e administrativa do Município de Dumont tem início em 24 de dezembro de 1.948, quando, por efeito da Lei nº 233, dessa mesma data, o povoado da fazenda Dumont foi elevado à categoria de Distrito. Então, em 1.953, pela Lei 2.456 de 30 de dezembro de 1.953 era criado o Distrito de Dumont, pertencente à Ribeirão Preto. A autonomia Política e Administrativa foi conquistada em plebiscito em 08 de dezembro de 1.963. Através da Lei nº 8.050 de 31 de dezembro de 1963, alterada pela Lei nº 8.092 de 28 de fevereiro de 1.964, Dumont passou a ser Município. Por volta de 1.964, houve o plebiscito para a emancipação do município e a maioria dos moradores votou SIM. No dia 07 de março de 1.965, ocorreu a primeira eleição em Dumont, sendo eleito prefeito o senhor Carlos Rosa e vice-prefeito o senhor Eduardo Giória que tomaram posse no dia 21 de março de 1.965.  Através da Lei nº 8.050 de 31 de dezembro de 1963, alterada pela Lei nº 8.092 de 28 de fevereiro de 1.964, Dumont passou a ser Município e a instalação deu-se em 21 de março de 1.965. O Município de Dumont pertenceu à Comarca de Ribeirão Preto até o advento da Lei Complementar nº 991, de 29 de março de 2006, que territorialmente passou a pertencer a Comarca de Sertãozinho/SP.
    Dados Geográficos do Município
    Área territorial: 102 Km2 // Municípios Limítrofes: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Barrinha e Guatapará // Distancia da Capital: 330 km. // Altitude média: 587,30 metros // Meridiano: 45º W.G. // Latitude:   21º 14’ 14 – S // Longitude:  47º 58” 25 – W // Fonte: Elipsóide C. Alegre – MG = Local frente prédio Prefeitura, canto direito limite da calçada. Não podemos falar da história de Dumont, da Fazenda Dumont, sem colocar em destaque ALBERTO SANTOS DUMONT, “O Pai da Aviação” um dos mais ilustres brasileiros, filho do engenheiro Henrique Dumont, com quem tudo começou. O inventor do avião viveu sua infância/adolescência na Fazenda Dumont, onde chegou com 6 anos de idade e em 1.891, já com 18 anos e emancipado, foi para a França completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar.

NOTA: Conheça todos os Prefeitos e Vices de Dumont, desde a emencipação política, clicando aqui!